"...porque deles é o Reino dos céus".
O Reino dos céus, ou o Reino de Deus, é daqueles que são pobres de Espírito e por isso, são mais que felizes.
UM REINO
Um reino tem rei, súditos e leis. Tudo gira em torno da vontade deste rei que deve oferecer segurança e condições de provisões para seus súditos.
O REINO DE DEUS
Os súditos do Reino de Deus podem provar da fidelidade e da justiça plena do Rei dos Reis, mas o que é necessário ou qual é a evidência de que você pertence a este Reino?
No sermão da montanha Jesus vem nos orientar e normatizar acerca da conduta daqueles que são os seus seguidores. Jesus toca fundo, na raiz do pecado, ou seja, no nosso EU e em nossas MOTIVAÇÕES. O que gera as ações que Deus aprova? A resposta é: NOSSAS INTENÇÕES. O mestre vai ensinar o que é ser um discípulo Seu e a evidência de que somos SÚDITOS desse REINO DE DEUS.
O POBRE DE ESPÍRITO
Ser pobre de Espírito é evidência e condição daqueles a quem é o Reino de Deus. Mas, o que é ser pobre de Espírito?
Imagine que você conhece uma pessoa muito necessitada e que precisa de roupas, mas não tem condições para comprar. Então, você movido de boas intenções e querendo ajudá-la, decide doar algumas peças de seu guarda-roupa a ela. Para sua surpresa ela rejeita, pois, não usa roupas usadas. No mundo dirão que essa pessoa é pobre de Espírito, entretanto, Jesus disse que mais que feliz é o pobre de Espírito.
Porém, o pobre de Espírito é exatamente o inverso. É aquela pessoa que reconhece a sua situação e real condição sem vergonha nenhuma e que está disprovida sem condições de manter-se a si mesmo.
Trocando em miúdos, o pobre de Espírito é aquele que reconhece que está perdida sem Deus.
Sem Deus estamos sem salvação e sem provisão para as nossas almas. São os verdadeiramente humildes que não pensam mais além do que devem acerca si próprios. Que olham para si a partir de Deus.
Aos corações quebrantados e contritos, que depositam em Deus toda a sua vida e esperança e vivem sob SEUS CUIDADOS, a esses está reservada a verdadeira felicidade em viver neste Reino.
O Reino de Deus então não é para os AUTO-SUFICIENTES. O auto-suficiente, o que confia no seu próprio braço não tem espaço no Reino de Deus porque não saberá humilhar-se e reconhecer suas deficiências e vazios que somente o REI poderá preencher. Para ser pobre de Espírito, é necessário uma leitura correta da sua real condição perante Deus. Veja que não estou me referindo a ações boas, mas a intenções. As suas intenções (motivações) para com o seu inimigo, para com aqueles que te contrariam, para consigo mesmo enquanto pecador. Você é pobre de Espírito?
Então pense e analise:
1. Você é pobre de Espírito?
2. Você é auto-suficiente?
3. A vontade de Deus tem prevalecido em sua vida?
4. O que é necessário para que você se veja pobre de Espírito?
5. As suas intenções e motivações para com aqueles que te contrariam evidenciam que você é pobre de Espírito, um real discípulo de Cristo?
"Bem-aventurados os pobres (humildes) de Espírito porque deles é o reino dos céus." Mateus 5:3