domingo, 18 de janeiro de 2015

Vidas transformadas pelo ensino da vontade de Deus - Marcos 1:21-28

Vidas transformadas pelo ensino da vontade de Deus
Marcos 1:21-28

Os ensinos de Jesus revelam a vontade de Deus. Seus ensinamentos não são meros conhecimentos, mas o modo como Deus quer que seus filhos vivam, portanto, a vontade de Deus não deve ser meramente conhecida, mas vivida. Os ensinamentos que revelam a vontade de Deus não devem ser apenas estudados, mas experimentados. O próprio Jesus disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida”. João 6:63
A primeira pergunta: O que os ensinamentos de Jesus tem produzido em minha vida? Tenho sido transformado no meu môo de falar, pensar e agir? Como a prática dos ensinamentos de Jesus na minha vida tem influenciado à minha volta? Minha família vê mudança em mim como sinal de uma mudança interior? Tenho sido transformado na imagem de Cristo dia a dia? Meu casamento está melhor? Meus relacionamentos são saudáveis?
Os ensinamentos de Jesus não foram dados para ficarem registrados apenas em um livro sagrado ou para ser examinados em seminários teológicos, mas nos foram dados para produzir em nós vidas transformadas. Jesus ensinou pelo exemplo e nos convida a sermos como Ele através de vidas transformadas para que outros aprendam Seus ensinos.

Você e eu podemos ter uma vida poderosamente abençoada e próspera na presença de Deus. Como ter essa vida transformada que afeta não somente a nós, mas os que estão à nossa volta?

1.Vida transformada é fruto do interesse pelo ensino da vontade de Deus (v.21)
I.Jesus vai à sinagoga para ensinar; Para Jesus ensinar era uma prioridade. A palavra ensinar ou doutrina aparecem 15 vezes no evangelho de Marcos. Jesus tinha interesse pelo ensino e, e por seu exemplo, ensina que transformação de vida é pelo interesse por sua vontade revelado nos seus ensinamentos. Uma pessoa cuja vida é transformada tem interesse pelo ensino da vontade de Deus. Ele tem sede e fome de justiça (Mt 5:6)
Reflexão: Tenho priorizado o ensino da vontade de Deus para ser agente de transformação da minha vida? Participo de treinamentos, leio a Bíblia e participo dos cursos que me são oferecidos para experimentar a vontade de Deus na minha vida? Eu tenho sede e fome de Deus?

2.Vida transformada é fruto da autoridade que nasce do ensino vivido e aplicado da vontade de Deus (v.22)
Por que Jesus ensinava como quem tem autoridade? Porque seu ensino não era apenas informativo, mas prático. Os escribas informavam acerca da LEI. Jesus trazia a prática da LEI para o dia a dia das pessoas com propriedade. Ele não apenas conhecia, mas vivia. O que trás autoridade para o crente é viver a vontade de Deus. Um crente sem autoridade é um crente que não vive a vontade de Deus. Alguém tem a autoridade reconhecida quando vivencia o que crê, prega e ensina. Todos os discípulos de Jesus são revestidos de autoridade quando vivem a vontade de Deus, ou seja, seus ensinamentos. Vida transformada é fruto da autoridade do ensino vivido e aplicado da vontade de Deus. Uma pessoa cuja vida é transformada tem autoridade de Deus reconhecida pelos que estão à sua volta.
Reflexão: Tenho autoridade reconhecida pelos que estão à minha volta? Reconheço essa autoridade na minha vida? Qual ensino não tenho vivido e não tenho aplicado que me tem negado autoridade que Jesus já me proporciona para experimentá-la hoje?

3.Vida transformada é fruto da libertação produzida pelo ensino da vontade de Deus e produzem libertação à sua volta (v.23-26)
Não existe vida transformada sem libertação. E o ensino de Jesus visava principalmente a mudança de vida das pessoas para serem servas de Deus. O servo de Deus não está preso a vícios, culpas e mágoas. Crentes que foram verdadeiramente libertos e tem suas vidas transformadas incomodarão o diabo e atrairão oprimidos para também serem libertos. A autoridade de uma pessoa cuja vida foi transformada pelos ensinamentos da vontade de Deus não apenas é reconhecida pelos que estão à sua volta, mas pelo inferno também.
Reflexão: Vivo uma vida plena e gozo de plena liberdade em Deus através da obediência aos seus ensinamentos perdoando meus irmãos, amando a Deus sobre todas as coisas e guardando o meu coração? Sou livre de vícios de toda natureza, substâncias químicas, pornografias, jogos de azar e vivo uma vida de plena confiança em Deus? Tenho uma vida transformada e sou plenamente liberto, livre?

Conclusão
Uma vida transformada pelo ensino da vontade de Deus reflete uma pessoa que tem interesse pela Palavra de Deus tendo sede e fome de buscá-lo para ser continuamente transformado, tem autoridade de Deus na sua vida reconhecida pelos que estão à sua volta e reconhece a autoridade de Deus em sua vida e viva uma vida plenamente livre atraindo outros oprimidos a viverem a vida plena que Jesus oferece.

Acreditamos muito que a IGREJA EM CÉLULAS proporciona um ambiente rico de compartilhar e crescimento nos ensinamentos de Jesus de forma mais poderosa, pois, é compartilhando uns com os outros que somos enriquecidos e transformados.

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Minha Casa – Uma Casa de Milagres - Marcos 1:29:34

Minha Casa – Uma Casa de Milagres
Marcos 1:29:34

Observamos nesse relato de Marcos aos seus leitores em Roma um Jesus em movimento que sai da grande celebração na Sinagoga em direção a casa de seus primeiros discípulos em Cafarnaum. É importante destacar, como foi dito na semana passada, que a proposta de Marcos é que seus leitores observassem as ações de Jesus, as prioridades de Jesus, os ensinamentos de Jesus para que eles realizassem de igual forma, além, de destacar a divindade de Jesus provando que com tais ações Ele era o Filho de Deus e Salvador. Nessa direção tomamos conhecimento de alguns fatos importantes e reveladores que nessa passagem tais como a autoridade de Jesus sobre às enfermidades e a prioridade Dele em estar nas casas. A palavra “casa” fazendo menção a uma habitação ocorrem pelo menos 17 vezes no Evangelho de Marcos onde Jesus cura, ensina, discípula, evangeliza e conduz as pessoas à adoração. Jesus tinha um ministério muito forte nas casas e seus principais eventos relacionados à vida e Jesus ocorrem em casas como, por exemplo, a última ceia (Marcos 14:15) e sua aparição aos discípulos e a ordem de evangelização a todos os povos (Marcos 16:14). Assim Marcos ensina aos seus leitores que Jesus priorizava as casas.
Jesus sempre realizou milagres nas casas. Podemos citar, além da casa de Pedro, a casa onde o paralítico de Cafarnaum (Marcos 2:1-12) e a restauração da vida da filha de Jairo que estava morta (Marcos 5:35-43).
Com isso, posso afirmar seguramente meu irmão e minha irmã que Jesus deseja fazer da nossa casa, uma casa de milagres. Ele deseja fazer isso hoje e através das células que implantaremos. Aqueles que abrirem as portas das suas casas para receberem uma célula terão o privilégio de estender a benção de Deus a outras vidas e fazer com que sua casa, que já é uma casa de milagres, seja para outros que precisam de Jesus.
Quais são as características de uma casa de milagres? Como posso vivenciar os milagres na minha família e estender a outros?

1.A casa de milagres é a casa de um discípulo ou potencial discípulo de Jesus (v.29)
Jesus vai à casa dos seus discípulos os irmãos Simão (Pedro) e André. O discípulo de Jesus, que caminha com Ele. A presença de Deus se manifesta na vida dos seus filhos. E em todas as casas onde Jesus entrou que não tinha um discípulo seu, lá Ele chamou alguém para segui-lo.
Reflexão: A minha casa é um lugar onde Jesus tem prazer em me acompanhar? Eu mesmo tenho levado Jesus à minha casa como seu discípulo?

2.A casa de milagres é a casa onde há um ambiente para apresentar problemas a Jesus (v.30-31)
a.Primeiro: Observamos que o fato de seguirmos a Jesus, a nossa casa não está isenta de problemas. A sogra de Pedro estava enferma.
b.Segundo: Observamos que é necessário que os problemas sejam apresentados a Jesus. A casa de milagres proporciona um ambiente de confissão, de petições, de abrir o coração.
c.Terceiro: Observamos que um membro da família doente faz toda família sofrer. A sogra de Pedro estava impossibilitada a servir sua família.
d. Quarto: os problemas de família são diversos: financeiros; enfermidades; relacionamentos mal resolvidos; pessoas frias na fé, problemas de vícios, enfim, uma infinidade de situações que levam as famílias a sofrer e não ser plena. Há muitas crianças crescendo em um ambiente de famílias disfuncionais.
e. Quinto: Temos um caminho: Jesus Cristo. Jesus vai ao encontro da necessidade (v.31)
Reflexão: O que tenho feito diante dos meus problemas familiares? Eu e minha família temos sofrido por alguém? Tenho apresentado a Jesus as pessoas enfermas da minha família? A quem tenho recorrido diante dos problemas da minha família? Vejo Jesus agindo em minha família e tenho confiado Nele sem perder o sono ou a minha paz?

3.A casa de milagres é a casa onde outros doentes são atraídos e curados (v.32-34)
No verso 32 diz: “trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados”. No verso 33 diz que toda a cidade estava à porta (da casa da sogra de Pedro) e no verso e no verso 34 diz que “ele curou muitos doentes”. 
a.Primeiro: O nosso desafio como discípulos de Jesus é trazer os enfermos e endemoninhados para serem libertos por Jesus. Podemos fazer da nossa casa uma casa de milagres experimentando a cura e atraindo outros para Jesus;
b.Segundo: O nosso desafio é fazer da nossa casa um referencial para uma cidade que está cheia de doentes e endemoninhados. As pessoas precisam ver esse Jesus em nossa casa. Nossos vizinhos, nossos amigos, nossos parentes. Jesus quer restaurar a nossa família e a família dos que estão à nossa volta. Através das células poderemos promover um verdadeiro ambiente de cura no bairro Jesus plantou cada um de nós e promover cura aos nossos amigos e familiares.
Reflexão: Quem são as pessoas que estão à minha volta que precisam ter uma experiência de cura em suas vidas tendo um encontro libertador com Jesus? Tenho sido referência para essas pessoas e oferecido a elas um testemunho transformador de Jesus e até mesmo atraído algumas delas a este poder maravilhoso de Jesus? Como discípulo(a) de Jesus estou disposto(a) a ser seu instrumento para que outros venham a ser curados?

Conclusão
A minha casa é uma casa de milagres. Talvez alguns de nós ainda estamos nesse processo de cura. Alguns estão entregando os pontos, mas hoje aprendemos que como discípulos de Jesus o primeiro passo a levá-lo conosco ao nosso lar, apresentar a Ele tudo o que precisa de restauração e ter o privilégio de fazer da minha casa uma casa de milagre para outros através da presença, do poder e dos propósitos de Jesus em minha vida e na minha casa.

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor