quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões – 28/12/2016: Crise - A visão de uma divina oportunidade

Pequenas Reflexões – 28/12/2016
Crise - A visão de uma divina oportunidade
I Samuel 17:24;26

O homens viam um gigante, porém, Davi via uma incircunciso filisteu afrontando o exército do Deus vivo.
A visão de uma pessoa cheia do Espírito de Deus vê oportunidade na crise e não se intimida. Não posso ser covarde, pois, me recuso a fazer de Deus uma mera ficção.
Está na crise? Não fuja! Bosque visão de Deus! Você faz parte do lado certo. Você compõe o exército do Deus vivo.
Aproveite essa oportunidade para trazer exaltação a Deus por meio da fé. Confie na Graça de Deus. Davi não confiava em suas habilidades, mas confiava no Senhor que era capaz de usar a sua limitada habilidade. Como está a sua visão?


Pr. Rodrigo

Reflexão 28/12/2016 - TEMA: "O coração de um oportunista"

TEMA: "O coração de um oportunista"
II Reis 5:20-27 - Geazi e a lepra

Na minha devocional de hoje, na sequência de II Reis 5, me deparo com a história de Geazi. Quanto temor! Aprendo aqui lições de um coração oportunista que convive com um ambiente de fé.

O coração de um oportunista:
1.Revela uma espiritualidade doentia (v.20)
Geazi age gananciosamente em nome do Senhor. Ele diz: "tão certo como vive o Senhor...receberei alguma coisa." Essa expressão era comum para os profetas. Eles agiam em nome do Senhor e dependentes do Senhor, porém, Geazi vivia a performance da fé. Sua ganância está revestida de espiritualidade doentia.

O coração de um oportunista:
2.Age ocultamente (v.19b)
"Quando Naamã se tinha afastado certa distância". Observe que Geazi maquina a hora certa de agir. Ele espera estar longe dos olhos de Eliseu para "não dar bandeira". O oportunista age ocultamente, longe da vista do seu líder ou daquele que tem autoridade sobre ele. Ele não quer ser descoberto. Ele quer agir numa zona de conforto para seu pecado. Assim foi a serpente! Esperou Deus ocultar-se para agir.

O coração de um oportunista:
3.É mentiroso (v.22; 25)
Como Geazi é alguém sem autoridade, fala mentirosamente em nome de Eliseu. Ele se apropria de um título, de uma autoridade que não lhe convém para agir mentirosamente.

O coração de um oportunista:
4.Está vestido de engano é desonestidade (v.23)
A palavra hebraica para veste neste texto tem como primeiro significado engano e desonestidade. Geazi não tem o manto do coração humilde e quebrantado, mas o manto da falta de transparência. Geazi não é autêntico. Assim é o coração do oportunista. Seu coração não é transparente. Acredito que nisso consiste sua espiritualidade doentia. Seu foco está no resultado do trabalho e não no Deus do trabalho.

O coração de um oportunista:
5.Não está oculto aos olhos de Deus (v.26)
O oportunista, ganancioso, não transparente pode colocar uma máscara de espiritualidade e autoridade para ocultar-se dos homens, mas ele não está oculto aos olhos de Deus. O homem de Deus esteve em espirito todo o tempo na companhia de Eliseu. Deus conhece as motivações dos corações.

O coração de um oportunista:
6.Resultará em marginalização (v.27)
O leproso é alguém que nos tempos bíblicos é condenado a viver longe do arraial. Ele viverá com outros leprosos.
Geazi é condenado a viver à margem. Não aprendeu com o coração de Eliseu, antes, por ter um coração ganancioso se tornou leproso.

Peço a Deus que Ele venha sondar o meu coração e livrar-me de um coração oportunista. Vivo debaixo de Sua Graça, portanto, nada que eu faça ou tenha é mérito meu. Que meu coração seja cheio de temor amando somente a Deus, quebrantado e arrependido.


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões - 27/12/16: Não caminhe só

Pequenas Reflexões - 27/12/16
Não caminhe só
II Timóteo 2:1

Ninguém vence sozinho. Tenha alguém para te chamar de "meu filho". A caminhada de Paulo com Timóteo começou em Listra (Atos 16:1-3). Princípio poderoso! Quem não recebe não pode dar. Desconfie daqueles em que ninguém fala em suas vidas. Esse é o modelo de Jesus. Por trás de todo lutador tem um técnico. Toda pessoa bem sucedida que vence, que prevalece nos propósitos de Deus, tem alguém que fala em sua vida. John Wesley teve sua mãe Suzana. Por isso, não seja um órfão espiritual. Tenha um(a) mentor(a). Seja um(a) mentor(a). Marque vidas! Tenha alguém para chamar de filho na fé. Receba investimento e invista em alguém. Vá atrás! Importune! Tenha alguém falando em sua vida.

Pr. Rodrigo


Devocional 27/12/2016 - TEMA: Formatando a ação de Deus? Não! Sendo modelado pela ação de Deus

TEMA: Formatando a ação de Deus? Não! Sendo modelado pela ação de Deus
Texto: "Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso." II Reis 5:11

OBSERVAÇÃO
Naamã, direcionado por uma cativa israelita de sua casa, vai a Israel atrás do profeta Eliseu para buscar a cura de sua lepra. Entretanto, chegando lá o profeta envia-lhe um mensageiro. Deus trata com a vaidade do herói leproso que esperava ser recebido com pompas pelo profeta tendo expectativas de uma cura gloriosa à vista de todos.

PRÁTICA
Quantas vezes projetei a ação de Deus em minha vida e sem muito entender, estava na verdade, sendo tratado pela ação de Deus. Deus não apenas quer promover a cura, mas quer revelar-se o único Deus, por isso, suas ações me modelaram e tem me modelado em reconhecê-lo como único Deus em minha vida promovendo a sua Gloria. Quero ser mais e mais modelado pela ação de Deus.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essa palavra abençoada para a minha vida. Que suas ações sempre me coloquem no lugar que me cabe, no reconhecimento de sua Gloria e de total dependência de você.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões - 26/12/2016: Poder na pressão!

Pequenas Reflexões - 26/12/2016
Poder na pressão!
II Coríntios 12:9

Deus quer que você tenha uma vida de poder, mas Ele lhe colocará sob pressão. O poder nasce na pressão. Sob pressão das circunstâncias, de estar liderando, das perdas e das responsabilidades Deus vai lhe ensinar a fonte de todo verdadeiro poder: A DEPENDÊNCIA. Por isso, quando se sentir pressionado, pare, ouça e dependa! Não fuja! Os grandes em poder cresceram na dependência quando estiveram sob grande pressão. Enfrente os desafios na presença de Deus e experimente uma vida de poder.


Pr. Rodrigo

sábado, 24 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões – 24/12/2016: Jesus, um refugiado. Jesus, nosso refúgio.

Pequenas Reflexões – 24/12/2016
Jesus, um refugiado. Jesus, nosso refúgio.
Mateus 2:13

Nesta semana não foi difícil ver posts e notícias sobre a retomada de Aleppo e imagens de milhares de refugiados. Isso me reporta neste natal à primeira viagem do Deus encarnado ainda bebê. Ele veio para se identificar com o drama humano. O homem sem Deus é um refugiado buscando longe de sua verdadeira origem, o Pai, sentido e propósito, só que não.
Que neste natal possamos lembrar que Deus encarnou e se identificou com o nosso drama e agora nos dá a esperança de retorno à Casa do Pai.
Oremos pelos refugiados.
Feliz natal!


Pr. Rodrigo

Reflexão 24/12/2016 - A quem você tem temido?

Liderança que teme a Deus
A quem você tem temido?

Temendo aos homens
Temer o homem é ficar alarmado, ansioso, impressionado, aterrorizado e desconfiado, acovardando-se diante do homem mortal. Quando somos capturados por este medo, vivemos fugindo e nos escondendo da reprovação, evitando constantemente a rejeição e o confronto. Somos escravos do reconhecimento e das expectativas. Ficamos tão ocupado nos poupando e nos protegendo, servindo aos homens e nos frustrando que somos ineficazes em nosso serviço a Deus. Com medo do que o homem possa nos fazer ou pensar sobre nós, não damos o que Ele merece.

Temendo a Deus
Temer a Deus significa dar a Ele o lugar de gloria, Honra, reverência, ações de graças, louvor e preeminência que Ele merece (observe que é o que Ele merece, e não o que nós achamos que Ele merece). Ele detém essa posição em nossas vidas quando O estimamos e estimamos os desejos Dele acima dos nossos próprios desejos. Odiaremos o que Ele odeia e amaremos o que Ele ama, tremendo diante da Sua Presença e da Sua Palavra. Ele é a nossa fonte de expectativa e é Nele que buscamos aprovação.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões - 23/12/16: Crise? Não! Mudança de identidade para viver a grandeza!

Pequenas Reflexões - 23/12/16
Crise? Não! Mudança de identidade para viver a grandeza!
Gênesis 32:22-32

Se você orou para ser usado por Deus, então, prepare-se. Ele vai usar a sua vida, mas não sem antes uma mudança de identidade. Mudança de identidade normalmente requer uma crise ou uma série de crises para desequilibrar nossa velha mentalidade e nos lançar na aventura de descobrir uma visão diferente da vida. Bendita crise! Para viver a grandeza de serviço com Deus você passará por crises que formarão seu interior.
Ele faz primeiro em nós, para depois fazer através de nós.


Pr. Rodrigo

Devocional 23/12/2016 - TEMA: Não perca a fé. Vai tudo bem!

TEMA: Não perca a fé. Vai tudo bem!
Texto: "Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu." II Reis 4:21

OBSERVAÇÃO
A mulher sunamita que havia feito um quarto para o profeta Eliseu e é abençoada com um filho, agora vai ao profeta, pois seu filho está morto e é no quarto do profeta que ela coloca a criança morta. Seu esposo não toma ciência da morte (v.22) e questionada pelo profeta de tudo ia bem, ela responde que sim (v.26).

PRÁTICA
Que palavra poderosa. Deus me faz relembrar momentos que parecia ser o fim, a morte de sonhos e da esperança. Deus me encoraja a manter meus olhos Nele. Quando parecer o fim, posso confiar que vai tudo bem! Perder a fé jamais!

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essa palavra de fé. Não é o fim quando confio em você. Obrigado porque sei que você restaura sonhos, surpreende milagrosamente. Você é fiel. Contigo, mesmo que as circunstâncias dizem morte, posso dizer: "Vai tudo bem."


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Pequenas reflexões: Não baixe a guarda e seja um(a) vencedor(a)

Pequenas Reflexões - 22/12/2016
Não baixe a guarda e seja um(a) vencedor(a)
Êxodo 17:8-16

Enquanto Moisés mantinha suas mãos erguidas, prevalecia o povo de Deus. Com seus mãos baixadas, prevalecia o inimigo. Seu braço se cansava, por isso, dois companheiros sustentavam seus braços e assim a vitória foi de Israel.
Reflita:
1) Seus braços e mãos prol família, ministério e sua relação com Deus estão erguidos ou baixados?
2) Quem o tem ajudado a manter seus braços e mãos erguidos quando você se cansa?
3) Alguém precisa que você ajude a manter os braços e mãos erguidos?
Deus tem o propósito de fazer de você um(a) vencedor(a), por isso, mantenha seu relacionamento com Ele e quando estiver cansado(a), tenha companheiros(as) na jornada da fé. Seja também um companheiro(a) que ergue o braço do cansado(a).


Pr. Rodrigo

Devocional 22/12/2016 - TEMA: Uma botija de azeite!

TEMA: Uma botija de azeite
Texto: "Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite." II Reis 4:2

OBSERVAÇÃO
Certa mulher era viúva de profeta, com muitas dívidas e estava a ponto de perder os filhos para a escravidão como forma de pagamento. Ela estava condenada à desgraça e sem qualquer solução. Ela encontra favor de Deus. Ela temia ao Senhor como seu esposo, recorre a Deus indo ao profeta e vive o milagre com o que parecia não ser nada.

PRÁTICA
Eu estou debaixo do favor de Deus. Temer a Deus e recorrer a Ele é o caminho da provisão e do escape. Diante do meu ministério e necessidades, quando me vir em situações de impotência, eu tenho tudo porque eu tenho o SENHOR. Ele é fiel.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado porque você é o meu provedor. Que meu coração seja sempre dependente de Ti somente. Você é meu sustento é o meu socorro. De você sempre vem e virá o meu socorro.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Devocional 21/12/2016 - TEMA: Está com ele a Palavra do Senhor

TEMA: Está com ele a palavra do Senhor.
Texto: "Disse Josafá: Está com ele a palavra do Senhor." II Reis 3:12

OBSERVAÇÃO
Os reis de Israel, Edom e Judá estão em marcha contra Moabe e ficam sem água para o exército. Em batalha, sem o suprimento essencial Josafá decide buscar a Deus. Ele busca um profeta de Deus.

PRÁTICA
Que palavra poderosa. Deus levanta uma igreja de profetas para um mundo em batalha e sedento. Através da visão que Ele tem dado creio que muitos farão como Josafá e dirão a respeito de cada membro de nossa comunidade que são verdadeiros ministros do Senhor: "Está com ele a palavra do Senhor". Aleluia.

ORAÇÃO
Querido Pai obrigado porque sei que o Senhor está levantando uma igreja de verdadeiros profetas. Em nossa comunidade onde cada um é um ministro do Senhor, tu tens o propósito de fazer com que cada um seja um verdadeiro profeta do Senhor. Que os em batalhas e sedentos de água venham e reconheçam em cada filho seu um profeta do Senhor.



terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Devocional 20/12/2016 - TEMA: O pecado de Acazias

TEMA: "O pecado de Acazias"
Texto: "Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?" II Reis 1:3b

OBSERVAÇÃO
Acazias fica enfermo e querendo saber se seria curado, manda consultar outro deus. Elias é enviado por Deus para repreender o rei. O pecado de Acazias foi buscar resposta fora do Senhor.

PRÁTICA
Deus me traz uma revelação nesta passagem. Quando as coisas não vão bem, a tendência é buscar apoio em pessoas, lugares, métodos e o apoio sempre poderá estar naquilo que não gera vida, mas morte, pois, o único que gera vida é Deus. Deus me alerta a sempre apoiar-me Nele. Dele vem a direção e o apoio quando as coisas não estiverem bem.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essa palavra. Tu és o meu sustentador de todos os momentos. Livra-me do pecado de Acazias.

PARA AVALIAR
1)No momento da crise, o que vem primeiramente à sua mente?
2)Numa crise conjugal, ministerial ou financeira, a quem você recorre primeiramente?
3)Em sua vida hoje há mais sinais de morte ou de vida? Morte nos fala de fim, desistência, desânimo e derrota. Vida nos fala de restauração, cura, ânimo e vitória.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Devocional 06/12/2016 - TEMA: Olhai para mim!

TEMA: "Olhai para mim"
Texto: "Olhai para mim e sede salvos." Isaias 45:22

OBSERVAÇÃO:
Deus chama a atenção do povo de Israel que volte seus olhos para o verdadeiro Deus e seu salvador e não depositem esperança em ídolos.

PRÁTICA:
Diante de tantos desafios que tenho enfrentado, Deus chama a minha atenção a não permitir que meu coração crie ídolos ou confie em escapes que não sejam Ele, o meu Senhor e Salvador. Deus me chama à constante consagração, pois, se necessário for, Ele levantará quem menos espero para prover o escape necessário, um Ciro.

ORAÇÃO:
Querido Pai, obrigado pela Tua Palavra. Que meus olhos estejam somente em Ti o meu Salvador.