domingo, 30 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 30.05.2021 - LIÇÕES PARA MANTER A FAMÍLIA SAU...

Lições para manter sua família saudável

 Lições para manter sua família saudável

João 2:1-11

Casamentos e lares enfrentam crises. O site Consultor Jurídico publicou uma em 06 de março deste ano com dados alarmantes. Segundo a reportagem, o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de divórcios registrados em cartórios no Brasil. A tendência de alta é confirmada pelo IBGE. Segundo a entidade, o número de divórcios no país cresceu 75% em cinco anos. Só em julho de 2020 foram 7,4 mil, o que corresponde a 260% acima da média comparado com meses anteriores.

Um advogado renomado do Brasil e especialista em Direto da Família, Dr Luiz Kignel listou para o site InfoMoney cinco motivos da perspectiva dos homens e cinco motivos da perspectiva das mulheres que os levam à separação:

 

HOMENS

MULHERES

1. Relacionamento extraconjugal

1. Problemas de relacionamento do próprio casal – desgaste da vida em comum e falta de respeito no convívio

2. Problemas de relacionamento do próprio casal – desgaste da vida em comum e falta de respeito no convívio

2. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge

3. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge

3. problemas de relacionamento com os filhos

4. Falta de dinheiro

4. Falta de dinheiro

5. Problemas de relacionamento com os filhos 

5. Relacionamento extraconjugal

 

Fonte: Luiz Kignel

Não pretendo neste sermão discorrer sobre o divórcio, mas diante deste triste fato, quero trazer lições a partir da narrativa de João a respeito da família abençoada e gostaria que você percebesse como é possível evitar esses cinco grandes problemas seguindo os princípios aplicados nesta palavra. Todos os cristãos dentro dos limites do relacionamento familiar, seja você casado, divorciado ou solteiro. As lições que aprendemos com este relato servem como uma palavra preventiva. para promover a saúde do lar, bem como orientar seus filhos e filhas a constituírem lares saudáveis e abençoados.

 1.    Jesus dá prioridade para a família em seu primeiro sinal (v.11)

Família não é apenas um grupo ou um fenômeno social. Família é a pedra fundamental da criação de Deus. Jesus apresenta Deus como Pai nos evangelhos revela que Deus tem uma grande família. Deus está interessado na família. Portanto:

a)    Jesus prioriza a família. O princípio, o início a seus sinais ocorrem em uma festa de casamento. Não é a cura de um coxo. Não é a ressureição de um morto. Não é a cura de um cego, mas é transformar água em vinho em uma festa de casamento.

b)   Jesus manifesta a sua glória na família. Jesus revelou o seu poder e a sua santidade aos discípulos em uma festa de casamento. Jesus manifesta a sua glória na família. Onde Jesus é convidado e requisitado, Ele manifesta o seu poder glorioso.

c)    Jesus é crido em um ambiente de família. Os discípulos creram Nele. Esse é o grande ponto. É na família, experimentando a presença e a glória de Jesus que Ele é crido. Seu lar deve ser um lugar de fé. Seu lar deve ser um lugar onde seus familiares experimentam o poder da glória de Jesus. Muitos lares estão descrentes porque se vive uma religião. Ir aos cultos aos domingos não é suficiente para que nossos filhos creiam em Jesus. Eles precisam reconhecer a glória de Jesus em nossas vidas. Onde Jesus é reconhecido? Ele é reconhecido através de mães, pais e filhos que vivem no Espírito de Cristo.


2.    Jesus é convidado para o casamento (v.2)

Um casamento judeu durava, idealmente, sete dias. A cerimônia, em se tratando de uma virgem, só ocorria no quarto dia da festa. Os anfitriões convidavam o maior número de pessoas possível, sobretudo pessoas ilustres, como os mestres famosos. Jesus certamente já era um mestre muito conhecido e morava em Nazaré que ficava a cinco quilômetros de Caná.

Nós temos o costume de convidar as pessoas mais importantes do nosso círculo de amizade para o casamento. Os mais íntimos são convidados para serem padrinhos. A pergunta que eu te faço é: Quando você convidou Jesus para entrar na sua vida e na sua família, o que aconteceu? Jesus entrou em algumas casas e quero ver com você:

a)    Jesus entrou na casa de Pedro (Lucas 4:38-39). Na casa de Pedro Jesus levou cura.

b)   Jesus entrou numa casa em Cafarnaum (Marcos 2:1-12). Naquela casa eles desceram um paralítico pelo telhado e Jesus levou restauração.

c)    Jesus entrou na casa de Levi (Lucas 5:29-32). Levi era um cobrador de impostos e naquela casa Jesus levou perdão.

d)   Jesus encontrou na casa de Jairo (Marcos 5:35-43). Para aquela casa Jesus levou vida ressuscitando a filha de Jairo.

e)    Jesus entrou na casa de Zaqueu (Lucas 19:1-10). Jesus viu a fé daquele pequeno homem e disse que lhe convinha entrar em sua casa. Portanto, na casa de Zaqueu Jesus leva salvação.

f)     Jesus entrou na casa do fariseu Simão. Esse foi um convite infrutífero (Lucas 7:36-49). O convite do fariseu foi um convite que não trouxe nenhum fruto para a casa dele. Jesus foi convidado como apenas mais um. Ele não foi tratado com honra e não foi lhe feito cortesias.

Você convidou Jesus. Como você o tem recebido? Muitos casamentos não experimentam a glória de Deus porque Jesus está ali, mas Ele não é requisitado.

3.    Jesus está no lar, mas o vinho acaba (v.3)

Deixar o vinho acabar em uma cerimônia de casamento era socialmente embaraçoso e seria motivo de piadas por muitos anos na Vila. O vinho é símbolo de alegria na Bíblia.

a)    O vinho acaba porque oferecem além do que pode dar

As demandas do casamento eram grandes. Muitos convidados! Conforme vimos na introdução, uma das coisas que esgota relacionamentos é o desgaste da vida comum e a falta de respeito devido a familiarização.  Chega um momento em muitos casamentos que um dos cônjuges acaba dando mais do que recebendo. Geralmente as mulheres tendem a oferecer mais de si em serviço e afeto do que os homens e isso pode minar a alegria do casamento. O vinho, a alegria acabam. 

b)   O vinho acaba, por isso precisamos de ajudadores para a nossa família

Naquele tempo as mulheres ficavam próximas da cozinha, no ambiente de onde saiam as refeições e as bebidas. Maria estava próxima a esse ambiente e se preocupa.

Observo que todo casamento precisa ter alguém “próximo da cozinha”, isto é, alguém com quem podem contar. Todo casal que deseja estar saudável ganha muita vantagem ao ter pessoas que olham seus pontos vulneráveis para os direcionar até Jesus. 

c)    O vinho acaba, por isso, precisamos ser cautelosos

Inevitavelmente todos os casamentos enfrentam crises. Mas, é possível fazer um trabalho preventivo. Em Cantares de Salomão 2:15 diz: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”. Essa linguagem metafórica é um alerta. As raposinhas cavam ao redor das videiras cobertas de flores. Por serem pequenas, em um primeiro momento não se dá muita importância. Mas, logo percebem que justamente no período de florir, elas devastam aquilo que pode garantir o fruto. 

4.    Jesus tem uma direção para restaurar a alegria do seu lar (v.5)

Jesus tem uma palavra restauradora, mas ela precisa ser obedecida

Fazei tudo o que Ele vos disser

a)    Aos maridos

- Amem a esposa com amor incondicional e sacrificial: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 5:25.

- Trate a sua esposa com cuidado para que Deus não pare de te ouvir: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” I Pedro 3:7 

b)   Às esposas

- Sejam submissas aos maridos, sendo submissas ao Senhor. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.” Efésios 5:22

- Seja sábia para edificar seu lar. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.” Provérbios 14:1 

c)    Aos filhos

- Honrem os seus pais: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Efésios 6:1-2 

d)   Aos pais

- Não sejam duros demais com seus filhos: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas cria-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Efésios 6:4. A ideia dessa passagem é que seguremos os filhos pelas mãos para guiá-los e não apenas apontar ou exigir que sigam o caminho. Caminhe ao lado do seu filho.  

Quero concluir com o trecho de um artigo escrito por Jurandir Sell Macedo Jr que escreveu para a revista Forbes sobre porque as separações grisalhas aumentaram. Ele conclui seu artigo da seguinte forma:

 

Como nos contos de fadas, os casais sonham com a convivência romântica até que a morte os separe. Porém, o longo horizonte de vida saudável, a independência financeira das mulheres e os avanços da medicina tornam mais difícil a realização desse sonho.

 

Será, então, que todos os casamentos irão acabar um dia? Felizmente, isso não é verdade. Quanto mais tempo vivemos, mais iremos mudar ao longo da vida. Para um relacionamento durar, ambos os cônjuges precisam mudar.

 

Gosto muito da história de um casal que resolveu comemorar os 30 anos de união indo ao mesmo hotel onde tinha passado a lua de mel. Tudo parecia perfeito. No quarto, os dois puderam observar os mesmos cuidados de 30 anos antes. O restaurante continuava maravilhoso, o café da manhã continuava delicioso, até o som do bar continuava divino.

Ao sair, o casal chamou o gerente geral para dar os parabéns e perguntou como era possível manter o hotel igual ao que era há três décadas. O gerente desolado respondeu: “Como assim? Nunca ficamos um mês sequer sem mudar. Nem de longe somos o que éramos há 30 anos.”

Talvez, seja esse o segredo para manter um casamento por uma vida: os dois lados devem mudar todos os dias. E a mudança contínua pode tornar tudo tão belo e funcional que vai parecer que nada mudou.

 

O que precisa ser restaurado em seu lar? O que precisa ser restaurado em seu coração? Quais das lições acima precisam ser colocadas em prática para restaurar a alegria da família?

No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

domingo, 23 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 23.05.2021 - O PODER DO PERDÃO

O PODER DO PERDÃO

O PODER DO PERDÃO
Lucas 17.3-6, Colossenses 3.12-14

Queridos irmãos, todas as famílias enfrentam em algum momento conflitos. A igreja como uma grande família também é um ambiente marcado por conflitos. É preciso perdoar. Entretanto, é mais fácil falar sobre perdão do que perdoar. É fácil falar sobre perdão até ter alguém para perdoar. Amar a todos é fácil, o desafio é amar quem nos persegue.

A verdade é que decepcionamos as pessoas e as pessoas nos decepcionam. Sofremos mais por causa das pessoas do que pelas circunstâncias adversas. Você deve ter sofrimento algum tipo de abuso, seja ele físico ou emocional. Dentro do lar ou fora dele.

Vivemos num mundo ferido, doente e cheio de mágoas: entre as nações, entre tribos, entre famílias. Hoje, o divórcio já atinge 50% dos casamentos. O divórcio é fruto da dureza de coração, ou seja, incapacidade de perdoar.

O pecado mais presente na igreja é o pecado da mágoa. A falta de perdão tem consequências sérias. Nosso coração endurece, o inimigo ganha uma brecha e, se não for resolvida, se torna uma fortaleza quase que impenetrável. É fato que não conseguimos alterar o passado dolorido.

Entretanto a falta de perdão adoece. No 40º congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo foi apresentado um estudo afirmando que a falta de perdão pode prejudicar a saúde vascular. Uma psicóloga que comenta o estudo diz que a mágoa e o ressentimento geram estresse, fator que prejudica o coração. A pessoa fica recomendo aquele sentimento e acaba prejudicado. O infarto agudo do miocárdio está relacionado a falta de perdão. Quero que você perceba o poder de perdoar e que o inverso também é verdadeiro. A falta de perdão é tão poderosamente destrutiva quanto o perdão é tão poderosamente restaurador.

 

I.                   POR QUE DEVEMOS PERDOAR?

1. Porque revela que faço parte do povo de Deus – Cl 3:12

Ser cristão é ter uma nova natureza, uma nova mente, um novo coração, uma nova vida. Quem não perdoa é porque ainda não pertence à família de Deus. Se eu sou da família de Deus, tenho a sua natureza, logo, perdoo.

2. Porque inevitavelmente temos conflitos – Cl 3:13

Ainda não chegamos ao céu. Aqui temos falhamos uns com os outros e precisamos exercitar perdão. Como dizia a mãe do Pastor Ziel Machado: “Viver com os irmãos no céu, oh que glória! Viver com os irmãos na terra é outra história. O texto é claro: “Caso alguém tenha motivo de queixa”. Quem não tem motivo de queixa, vez por outra?

3. Porque o Senhor nos perdoou – Cl 3:13

A igreja é a comunidade dos perdoados. Como Deus nos perdoou: Completamente (de tudo), eternamente (para sempre). Deus apagou, afastou, desfez, esqueceu, sepultou do fundo do mar os nossos pecados.

Você se lembra da parábola do credor incompassivo? Um tinha uma dívida praticamente impagável e outro não devia quase nada.

4. Porque não perdoar traz sérios danos

4.1. Quem não perdoa não pode orar – Mc 11:25; 1 Pe 3:7

4.2. Quem não perdoa não pode adorar – Mt 5:23-24

4.3. Quem não perdoa não pode ser perdoado – Mt 6:12

 

II.                OS FUNDAMENTOS DO PERDÃO

1. Prudência – Lucas 17:3

Precisamos ter prudência para não sermos injustos e terminarmos de acabar com a pessoa já machucada pela culpa e pelo erro.

A mulher adúltera foi apanhada pelos fariseus como um objeto, mas foi tratada por Jesus como uma pessoa que merecia seu amor. Jesus restaurou Pedro não condenando-o ou expondo-o ao ridículo, mas perguntando-o: tu me amas?

2. Confronto em amor – Lucas 17:3

O tempo não é um santo remédio para curar as feridas – Os irmãos de José depois de 22 anos ainda estavam atormentados pelo pecado cometido.

O silêncio não é a voz do perdão – Davi adulterou, tramou, matou, mentiu e silenciou o seu pecado, mas o silêncio o adoeceu. Enquanto não confessou não foi liberto. Sepultar um problema vivo não ajuda. Não adianta tentar afastar a culpa. É preciso arrancar o problema pela raiz. Paulo alertou para o perigo de deixar o sol se pôr sobre a ira.

O confronto precisa ser feito com atitude de amor – A palavra “repreende” é chamar ao lado para consolar. Gálatas 6:1 mostra como devemos confrontar uns aos outros.

3. Arrependimento – Lucas 17:3

A pessoa que confrontou e cutucou a ferida deve ser a mesma a manifestar o bálsamo de cura. Paulo gerou nos coríntios uma tristeza segundo Deus em sua primeira carta porque eles toleravam o pecado de forma coletiva, mas em sua segunda carta ele pede que restaurem o pecador arrependido na comunidade. O arrependimento é mudança de mente, de emoção e de atitude.

4. Perdão – Lucas 17:3

Perdoar é lembrar sem doer. É não mais cobrar a dívida do outro. É não lançar mais no rosto do outro o que se perdoou. Perdoar é ficar livre e deixar o outro livre.

 

III.             AS QUALIDADES DO PERDÃO SEGUNDO DEUS

1. O perdão não tem limites – Lucas 17:4

O perdão de Deus é nosso limite. Deus nos perdoou em Cristo Jesus. Pedro certa feita ficou intrigado não sobre a necessidade do perdão, mas sobre o limite do perdão. E Jesus mostrou que o perdão deve ser ilimitado, como o perdão que recebemos de Deus (Mt 18:21).

O perdão de Deus é o nosso referencial – “Perdoa-nos as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores” (Mt 6:12). O profeta Oséias demonstrou o amor e o perdão de Deus ao povo de Israel perdoando sua esposa Gômer.

2. O perdão é restaurador – Lucas 17:4

O perdão às vezes é unilateral – A pessoa quer o nosso perdão. Então, nós tiramos a farpa da mágoa do nosso coração e não nos deixamos azedar.

O perdão restaura os laços quebrados – O perdão não apenas zera as contas do passado, mas restaura plenamente o relacionamento no presente – Exemplo: O filho pródigo foi restaurado pelo pai.

3. O perdão é divino, por isso precisa de fé – Lucas 17:5

Só o Senhor pode nos capacitar a perdoar – Só Jesus pode curar o nosso coração da mágoa.

Precisamos pedir a Jesus que aumente a nossa fé – Uma pessoa que tem uma fé trôpega não consegue perdoar. A fé vem pelo ouvir a Palavra.

Todos nós estamos aquém do padrão de Deus – “Senhor, aumenta-nos a fé”.

4. Formas erradas de pedir perdão

a) “Desculpa aí por qualquer coisa” – Na prática esta expressão significa: “Não estou vendo nenhum problema, mas como você é uma pessoa cismada e rancorosa, resolvi perdão do que não fiz”.

b) “Foi sem querer” – Se foi sem querer não carece de perdão, a menos que a outra pessoa tenha ficado magoada.

c) “Eu estava errado, mas você também estava” – A ideia básica de pedir perdão é um ato de contrição e arrependimento. Essa atitude reacende as paixões.

d) “Se eu estava errado, desculpe-me” – Essa atitude não tem convicção de pecado. Ela representa: “Eu sei que não estou errado. A dúvida é sua, não minha.”

e) “Não foi nada, mas não será mais igual” – Essa atitude revela a ferida aberta.

Aquele que não perdoa recusa deixar de lado uma ofensa. Mantém raiva, ressentimento, amargura, ódio, hostilidade, medo e estresse em relação a uma pessoa que errou de alguma forma.

O perdão nunca é justo – sempre oferece graça ao infrator quando ele ou ela não merece. O perdão broa de um coração cheio de amor e gratidão a Deus pelo seu perdão infinito, concedido por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Jesus disse: aqueles que foram muito perdoados, muito amaram.

domingo, 16 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 16.05.2021 - VOLTE A SONHAR

Volte a sonhar

Volte a sonhar

Neemias 1:11

Amada igreja, nós somos a imagem e a semelhança de Deus. Deus imprimiu em nós aspectos da sua natureza numa proporção suficiente para refletirmos a Sua Glória. Uma delas é a capacidade de projetar, planejar, ter objetivos e novos sonhos.

C.S. Lewis escreveu: “Nunca é tarde para ter um novo objetivo ou sonhar um novo sonho”. Isso é divino.

Nosso Deus tinha projetos e sonhos para o seu povo: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

O quão poderoso é ter um sonho, um desejo, um projeto, uma visão? Veremos a partir da vida de Neemias o quanto um sonho é poderoso. Ter um sonho é ter uma visão. Você e eu precisamos ter sonhos na vida e sonhos com a nossa família. O sonho desenha a visão.

A partir de uma triste notícia Neemias começa a sonhar. Vamos ver como esse sonho de Neemias surgiu, se desenvolveu e se concretizou.

Talvez você seja uma das pessoas que tem declarado: “Eu não tenho mais sonhos. Meus sonhos morreram. O que vou sonhar para a minha família? Ou ainda, é impossível demais de ser realizado o meu sonho.” Para muitos que pensam que é o fim, Deus apenas está dizendo: É O COMEÇO. Volte a sonhar. Por que voltar a sonhar?

 1.O sonho gera um santo descontamento e desafia o status quo (1:2-4; 11)

a.O caos de Jerusalém gerou um santo descontentamento. Neemias busca a Deus (v.2-4). Diante do caos ou da mesmice algumas pessoas tendem a se conformar. Entretanto, um encargo tomou conta do coração de Neemias e ele começou a chorar.

b.A oração e o quebrantamento é o seu sonho aos pés do Senhor (v.11). Quem era Neemias? O copeiro do Rei. Uma posição de muita importância e alta confiança, o que poderia ser um grande impeditivo para seu sonho de restaurar os muros de Jerusalém. Entretanto, ele gera o seu sonho em oração.

c.Vamos aplicar esta palavra? Muitos lares e famílias são como gigantes adormecidos. Satanás quer que eles permaneçam assim. Satanás é derrotado quando famílias se posicionam em Deus.

Vocês conhecem a história da Paulete que, na verdade, era Paulo e filho de um pastor da Deus é Amor? Seu pai profetizava e sonhava os sonhos de Deus para o seu filho. De um travesti ele se tornou um pregador da Palavra de Deus.

O potencial muitas vezes não é percebido devido à falta de um sonho.

Alguém disse em certa ocasião que o potencial de um homem é medido pelos alvos que ele busca atingir. Peça a Deus um santo descontentamento e gere o sonho para a sua vida e para você e para a sua família.

Deus procura homens e mulheres movidos por um santo descontamento.

 2.O sonho é o primeiro passo para vermos portas abertas (2:1-5; 8b)

Após aquele período de consagração, Neemias se apresenta um dia na presença do Rei Artaxerxes, mas seu semblante está pesado. Está no seu rosto o descontentamento.

a.O sonho deve estar estampado em nosso rosto (v.1-3). Esse é o primeiro grande passo para que os outros sonhem conosco. Neemias não pensava em outra coisa, por isso estava estampado em seu rosto em forma de tristeza. Os meus sonhos deixam estampados em meu rosto alegres expectativas. O sonho havia ganhado Neemias. Esse é o ponto, por isso, ele transpirava seu sonho.

b.O sonho deve ser compartilhado (v.4-5). O pedido é impossível de ser realizado, mas o sonho havia ganhado a Neemias e ele estava em constante oração. Para que o sonho se realize é necessário compartilhá-lo. O sonho nos motiva. O sonho motivará a sua família.

c.O sonho deve ter uma estratégia realizável com uma estratégia clara e fácil de ser compartilhada (v.7-8). Observe que Neemias já tinha planejado. Ele sabia o que devia ser feito passo a passo. Como a sua célula pode realizar os sonhos de Deus?

Meu sonho era não viver de aluguel. Andrea e eu sonhávamos com um apartamento. Íamos nas imobiliárias, pegávamos as chaves dos apartamentos e visitávamos. Não tínhamos dinheiro, mas tínhamos um sonho e clamávamos a Deus. Sem sonhos não existem projetos. Deus honrou a nossa fé e ganhamos a entrada do apartamento.

O sonho é o que nos motiva. Sonhos ajudam no cumprimento de um propósito. Enquanto não sonharmos não realizaremos. Deus escreve história com sonhadores!

 3.O sonho ajuda a manter o foco e canalizar a energia (2:7-8; 4:6; 6:3)

Neemias precisou se manter focado e canalizar todas as suas energias nesse grande projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Somente um sonho, uma visão de onde queremos chegar, é que poderá nos manter focados e concentrando energia para alcançá-lo.

a.É necessário manter o foco para seguir o planejamento (v.2:7-8). Conforme vimos anteriormente, o planejamento foi essencial. A falta de planejamento pode desordenar e perdermos a nossa visão e foco, nos levando a canalizar energia em várias frentes. Geralmente se trabalha muito e colhe pouco quando não se mantem o foco. Sua família e você precisam sonhar para manter o foco para seguir com os projetos.

b.É necessário manter o foco e canalizar a energia para ter ânimo para trabalhar (4:6). Quando seguimos o planejamento com nossas células e na vida, celebramos passo a passo as nossas conquistas. Entre o seu sonho e o resultado final existe o foco e energia concentrada.

Sem alvos nós perdemos o foco, deixamos de canalizar nossa energia e somos impedidos pelos obstáculos. Vejo muita gente cheia de potencial frustrada e decepcionada. Admiro a minha mãe. Ela com seus 57 anos já está caminhando para o final da sua graduação em empresa e hoje tem seus sonhos realizados. Mas, graças a Deus por suas famílias! É em casa que a gente encontra apoio para continuar focado e canalizar energia para viver os sonhos de Deus. Sonhe! Ajude os seus filhos a sonharem. Incentive o sonho. Volte a sonhar!

 4.O sonho prenuncia positivamente o futuro (2:20)

Quando Neemias recebe carta branca para agir, seu sonho começa a se tornar realidade e agora ele precisa compartilhar esse sonho com outros e o futuro começa a ser desenhado. Mas, há um detalhe aqui importantíssimo: O sonho não é apenas um desejo de Neemias, mas um se revela um projeto de Deus. Veja o que o texto diz: “O Deus dos céus nos dará bom êxito”. A isso damos o seguinte nome: CONVICÇÃO DIVINA. O sonho que prenuncia positivamente o futuro é aquele que se torna uma CONVICÇÃO DIVINA com alvos claros!

De repente, você que já passou dos 65 anos pode dizer: “Pastor, já não tenho mais idade para sonhar”. Não aceite essa mentira. Veja o que a Palavra de Deus diz em Joel: “E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões”. Joel 2:28. No Salmo 92:12; 14 diz: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor.”

O sonho nos dá esperança! Quem não sonha não tem esperança.

 Quero concluir lhe contando a respeito do campo mais rico do mundo.

 O CAMPO MAIS RICO DO MUNDO

O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kwait, do Iraque ou da Arábia Saudita.

Tampouco, as minas de ouro e de diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da União Soviética e as minas de prata da África.

Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo.

Dentro das paredes daqueles túmulos estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, ideais que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram experimentadas, planos que nunca passaram da “prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados.

Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte. Não enterre seu talento!

Deus quer restaurar os sonhos que Ele tem para você em sua vida. Ele quer que você volte a sonhar Ele quer restaurar os sonhos de sua família. Seus sonhos não podem ficar enterrados. 

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor